menusuperior EMA Túnel do Tempo Noticias Contato Home Midia
20.09
Por Osmar Bambini (Ozi), diretor do percurso

Relato da EMA MixTERRA SPAventura

Por Osmar Bambini (Ozi), diretor do percurso

Nossa epopeia teve inicio em Abril/2012, quando começamos a pesquisar e desenvolver o percurso no SPAventura, em Ibiúna, tão diferente de Itu. A idéia inicial era desenvolver um laboratório da EMA, elaborar um formato compacto das grandes provas do passado. Afinal de contas, o Vale do Ribeira foi o local onde a EMA desenvolveu sua reputação de prova dura e desafiadora.

O terreno em Ibiuna é duro por si só. Por inúmeras vezes, percorremos as trilhas nas mais variadas direções. Ora de bike, ora a pé.

Na minha cabeça, o objetivo era criar uma prova que desse ao iniciante, a chance de vivenciar em 20 minutos o que vivenciamos em 20h nas expedições de aventura; e ao expert, um percurso desafiador e competitivo.

Cada vez que voltávamos para a Fazenda Morros Verdes, crescia minha admiração e amor ao lugar, um verdadeiro playground de aventura. O zelo e carinho com que o Alemão, a Luciana, o Coquinho e todo o staff da Fazenda atuam é admirável. Aprendi muito com todos eles.

O Fran (Francisco Perez), desde sempre, foi o meu tutor. Além de um grande brother e parceiro de equipe, é um mestre da ética e tem uma visão tridimensional das passagens. Conheci poucas pessoas com esse talento. Ele tem, com todos os méritos, a posição de diretor técnico da Confederação Brasileira de Corridas de Avnetura (CBCA). Na realidade, a assessoria, suporte e conhecimentos que recebi tornou meu trabalho um passeio no parque. Ou melhor, um passeio na floresta.

E o conceito foi se desenrolando...

EMA não pode ser fácil. EMA é desafio, beleza e técnica.

Com isso em mente, começamos a ligar as pontas desse nosso lego aventureiro. O Coquinho (Marcelo Caetano) nos mostrou os acessos por fora da Fazenda. E o Alemão liberou a passagem pelo protegido ZigZag.

Batemos o martelo no trajeto no início de Agosto, quando decidimos, após um tombo duplo, trocar a última passagem da bike (isso está registrado em um dos primeiros vídeos que editamos sobre o percurso). Levei meu filho nas costas e minha esposa para conhecer o trajeto da corrida. O Matheus, de apenas 2 anos, tentava com todas as forças se jogar de cabeça na cachoeira gelada, perambulou pelado por dentro d'água e foi cantarolando o tempo todo, enquanto sacolejava na mochila. Moral da história: até criança faz o percurso, mesmo que na mochila do pai (risos).

E o grande final de semana chegou, afinal.  Tudo pronto para iniciar a montagem da prova. Cheguei na sexta-feira e já comecei a trabalhar sinalizando a trilha de mtb. Pela manhã, limpei a passagem do PC Rifle, com a ajuda do Alemão. Pela tarde, espetei 120 petecas por todo o trajeto de corrida.

Na terça anterior, o Fran e o Lucas fizeram a marcação com cordas na descida do ZigZag. Um trabalho heroico, no mínimo.

Na manhã de sábado, colocamos os meninos do staff para seguirem as petecas. Ajustamos os detalhes da marcação e seguimos em frente.

No final da tarde, levei o Alexandre Freitas para conhecer o percurso e... errei a saída da bike. Ops... No final do dia chegou o Zé Pupo, "morto de cansaço, porém pronto para a guerra!", em suas próprias palavras.

Tenho a sorte de ter 3 dos mais experientes caras da aventura me assessorando.. não dava para sair na da errado!!!

Das 23h de sábado as 4h da manhã de domingo, fomos colocar as placas de sinalização e marcar com cal o chão, no trecho de mtb. E, lógico, nos divertimos muito. Depois de 2 horas de sono, segui para finalizar a parte interna da Fazenda enquanto o Fran seguiu para distribuir os Postos de Controle (PCs) por fora. Neste momento, o PC Rifle ainda não tinha esse nome...

Subimos a ladeira dos eucaliptos eu, Jardel (fiscal) e o Lucas, quando vimos a figura de um tiozinho com um rilfle winchester nas mãos. Acenei com a mão e como resposta ouvi um "calk clac" do trabuco e um "Fica parado aí. Quem são vocês? O que querem por aqui?" Ouvi um sermão por cerca de 5 minutos, sem a menor chance de me defender. O tiozinho era o dono do terreno e não estava muito feliz com a nossa passagem por ali. Tentamos nos comunicar com ele nos dias anteriores ao evento, sem sucesso. Até que o Alemão conversou com ele e pudemos seguir em frente. Daí surgiu o nome, PC Rifle.

Logo depois da largada, segui para a distribuição dos fiscais na parte interna da Fazenda. Gosto muito de ficar no olho do furacão, ou seja, no meio da prova, observando e apoiando as equipes que passam.

Foi muito satisfatório ver a turma fazendo muito esforço, porém TODOS felizes e encantados com o trajeto. Não há nada mais recompensador que o retorno positivo dos atletas.

O dia foi de festa e celebração. Celebração da vida e de uma vida. Da força e determinação de uma pessoa em ultrapassar limites. O Alexandre Freitas é inspiração para todos que acompanham sua jornada. Trabalhar com um grupo tão experiente, em nome da EMA e ainda fazer o que gosto... é um trabalho incrível.

Quero agradecer a todos os envolvidos.

À Patricia pelo suporte e apoio. Por ouvir minhas idéias mirabolantes muito além do horário recomendando...

Ao Alemão e Luciana, proprietários da Fazenda Morros Verdes. Estes meses de convivência foram praticamente um MBA em aventura sustentável.

Ao Coquinho, pelo profissionalismo e dedicação à sua rotina na Fazenda.

Aos antigos "familiares" da EMA, que sempre vem para agregar: Charles, Elaine, Dr Clemar, Abelha, Cadu, e a lista segue...

Ao Lucas, que forjou meu gosto pela aventura em suas Corridas de Aventura de Verdade, por sua visão e experiência sempre compartilhada.

Ao professor Dimitri e sua turma, sem a qual a prova não seria nada. Agradeça aos moleques pela garra e atenção.

Ao Zé Pupo, sempre guerreiro. Vai vencer em tudo que colocar a mão. Seu novo projeto JÁ deu certo!!!

Ao Fran, meu mentor intelectual. Amigão. Obrigado pelas inúmeras vezes que bipei seu rário para te contar minhas novas idéias. Mais bipes que o recomendado. Obrigado por ouvir e consertar minhas idéias.

Espero não ter esquecido ninguém. E, se esqueci, quero agradecê-los também.

Itu está chegando... o bicho vai pegar.

Aloha, Ozi

Cadastre seu email no site WWW.ema.com.br para receber os informativos dos eventos da EMA.

 

Organização: EMA Expedição Mata Atlântica

Parceiros: Adventuremag, Ciclo Caravelle, GP Ravelli 2012, Gu Energy Gel, Eccaplan - Evento Neutro, Kailash, Mundo Terra, Secretaria de Esportes e Lazer da Estância Turística de Ibiúna

Mídia Parceria: Revista Go Outside

 

 

Content Management Powered by CuteNews
EMA MixTERRA

Últimas Noticias

30.11 - Passeio de Natal dia 16/dez
28.11 - Pontuação final do Circuito EMA MixTERRA 2012
26.11 - EMA MixTERRA - Fazenda Concórdia - news
22.11 - Pontuação diferenciada na etapa Fazenda Concórdia
20.11 - Equipes inscritas - etapa Fazenda Concórdia
19.11 - Cronograma etapa Fazenda Concórdia
14.11 - Briefing Técnico
07.11 - Hospedagem etapa Fazenda Concórdia
06.11 - Como Chegar a Fazenda Concórdia
17.10 - Ema MixTERRA Fazenda Concórida - Projeto Social
30.09 - Novidades da 2ª etapa
20.09 - Equipe Limpinha Mundo Terra
19.09 - EMA MixTERRA na TV
18.09 - Classificação final etapa SPAventura
17.09 - Equipes Participantes etapa SPAventura
11.09 - Briefing Técnico
10.09 - Cronograma etapa SPAventura
07.09 - Como chegar ao SPAventura
03.09 - Equipe Limpinha
28.08 - Projeto Social - etapa SPAventura
20.08 - 10 razões para correr a primeira etapa do Circuito EMA MixTERRA 2012
09.08 - A 4any1 te ajuda a se preparar para esse desafio.
01.08 - Hospedagem
21.06 - Informações importantes sobre a primeira etapa
15.06 - Adventure Camp & EMA MixTERRA
11.06 - EMA MixTERRA & GP Ravelli
28.05 - EMA MixTERRA é 100% pioneirismo!
22.05 - Inscrições abertas para a primeira etapa
18.04 - Equipe EMA Brasil Canoar
12.04 - Premiação em 2012
05.04 - Quem faturou uma MTB foi....
03.04 - Novidades para 2012...
© Todos os direitos reservados - EXPEDIÇÃO MATA ATLÂNTICA - EMA LTDA