menusuperior EMA Túnel do Tempo Noticias Contato Home Midia
11.09
Briefing Técnico

Estimados atletas,

Finalmente chegou a hora! A primeira etapa do Circuito EMA MixTERRA 2012 acontece neste domingo, 16/setembro, no SPAventura. Esta prova terá características bem diferentes da prova realizada em novembro passado, em Itu/SP. A etapa SPAventura, por conta das características geográficas da região, terá um aspecto de Corrida de Aventura, sem ser propriamente uma.

Desde sempre, a idéia foi criar um percurso técnico e com belíssimas paisagens. Os novatos poderão desfrutar o cenário típico das expedições de aventura; os mais experientes, a oportunidade de correr com força e explosão, sem se preocupar em achar o melhor caminho, pois o percurso das provas da EMA MixTERRA é totalmente demarcado.

A etapa inicia com uma “perna” de bike de, aproximadamente, 31km. Os competidores seguirão um carro madrinha por, aproximadamente, 2km até o ponto de largada oficial, nos arredores da Fazenda Morros Verdes. Deste ponto, seguirão por estradas largas entre chácaras, fazendas e pequenos povoados.

O trecho inicial é muito rápido. Quem aproveitou a oportunidade e treinou com o pessoal da 4any1 Assessoria Esportiva pode levar certa vantagem. A variação de altitude chega aos 200m (haja fôlego na subida!). Serão, aproximadamente, 15 km pedalando entre subidas e pequenas descidas.

Os competidores deverão estar sempre atentos ao trânsito local. A organização estará à frente da prova, “abrindo” o percurso, mas as ruas e estradas não serão isoladas para o evento, portanto é necessário prestar muita atenção aos carros, motos, cavalos e pedestres que possam cruzar o caminho. Respeitem as leis de trânsito e não trafeguem pela contra-mão.

Nesta etapa, haverá um corte estratégico para que as equipes com mais dificuldades ou muito lentas possam avançar no percurso por um “atalho” e cruzar o pórtico de chegada.  Este corte beneficiará as equipes que pedalarem bem abaixo da média do trecho (entre 15 e 21km/h).

Após os 15 km iniciais, o terreno muda e fica mais técnico: os competidores passarão a pedalar em trilhas pela mata, retornando ao interior da Fazenda Morros Verdes. Fica aqui a dica: siga a demarcação do percurso, pois o acesso a este retorno é um quebra-cabeça interessante que faz imaginar o que os atletas de corrida de aventura passam ao procurar o melhor caminho em mapas, seguindo o azimute e suas bússolas.

De volta à fazenda, os competidores seguirão até a AT (área de transição), onde deixarão suas bikes nos cavaletes cedidos pela organização, sempre respeitando a sinalização e orientação dos fiscais de prova.

A “perna” de corrida rústica é o ponto chave da prova. Os competidores subirão por trilhas, estradas de cascalho, pasto e grama. Quem poupou as pernas na etapa anterior, agradecerá bastante neste inicio...

Uma das razões para que a largada desta etapa seja em mountain bikes foi para liberar a passagem dos atletas correndo pela trilha do Zig Zag – trilha essa que desce em um vale bastante preservado, que abriga nascentes importantes do Vale do Tietê e do Vale do Ribeira.

Os proprietários da Fazenda Morros Verdes têm um cuidado muito especial com essas trilhas, de baixíssimo impacto ambiental. Portanto, vale muito respeitar e preservar a área. Com a largada de bike, os atletas chegarão a essa trilha bastante dispersos, minimizando o impacto.

Serão, aproximadamente, 20 minutos de descida, cheia de troncos, raízes e pedras. Em alguns momentos, será mais prudente caminhar rápido ao invés de correr. A organização fiscalizará os atletas neste trecho, sendo proibido sair das trilhas demarcadas.

Aproveitem muito o visual de raríssima beleza, ainda inédito em competições pela região. Ao final da corrida, um gostinho de trekking de aventura que finaliza em um lindo platô, com uma vista incrível da propriedade.

Com o intuito de preservar os competidores mais lentos e cansados, haverá um corte também na etapa de corrida, programado para as 15h. Acreditamos que nenhuma dupla pegará este corte...

A prova finaliza dentro da Fazenda, e aí é só relaxar com a comodidade que o local oferece. Familiares e amigos serão muito bem vindos, para acompanhar o evento e desfrutar da estrutura incrível que o SPAventura oferece. Com certeza, todos irão aproveitar.

Vale ressaltar que o Espaço Gourmet do SPAventura não aceita cartões, somente cheque ou dinheiro.

Esperamos por vocês!

Equipe Técnica EMA MixTERRA

 

Inscrições de última hora, somente via email ema@ema.com.br


Acesse WWW.ema.com.br e cadastre seu email para receber os informativos.

Organização: EMA Expedição Mata Atlântica

Parceiros: Adventuremag, Ciclo Caravelle, GP Ravelli 2012, Gu Energy Gel, Eccaplan - Evento Neutro, Kailash, Mundo Terra, Secretaria de Esportes de Ibiúna

Mídia Parceria: Revista Go Outside

 

Content Management Powered by CuteNews
EMA MixTERRA

Últimas Noticias

30.11 - Passeio de Natal dia 16/dez
28.11 - Pontuação final do Circuito EMA MixTERRA 2012
26.11 - EMA MixTERRA - Fazenda Concórdia - news
22.11 - Pontuação diferenciada na etapa Fazenda Concórdia
20.11 - Equipes inscritas - etapa Fazenda Concórdia
19.11 - Cronograma etapa Fazenda Concórdia
14.11 - Briefing Técnico
07.11 - Hospedagem etapa Fazenda Concórdia
06.11 - Como Chegar a Fazenda Concórdia
17.10 - Ema MixTERRA Fazenda Concórida - Projeto Social
30.09 - Novidades da 2ª etapa
20.09 - Equipe Limpinha Mundo Terra
19.09 - EMA MixTERRA na TV
18.09 - Classificação final etapa SPAventura
17.09 - Equipes Participantes etapa SPAventura
11.09 - Briefing Técnico
10.09 - Cronograma etapa SPAventura
07.09 - Como chegar ao SPAventura
03.09 - Equipe Limpinha
28.08 - Projeto Social - etapa SPAventura
20.08 - 10 razões para correr a primeira etapa do Circuito EMA MixTERRA 2012
09.08 - A 4any1 te ajuda a se preparar para esse desafio.
01.08 - Hospedagem
21.06 - Informações importantes sobre a primeira etapa
15.06 - Adventure Camp & EMA MixTERRA
11.06 - EMA MixTERRA & GP Ravelli
28.05 - EMA MixTERRA é 100% pioneirismo!
22.05 - Inscrições abertas para a primeira etapa
18.04 - Equipe EMA Brasil Canoar
12.04 - Premiação em 2012
05.04 - Quem faturou uma MTB foi....
03.04 - Novidades para 2012...
© Todos os direitos reservados - EXPEDIÇÃO MATA ATLÂNTICA - EMA LTDA