COLUNA DO ALEXANDRE

Preparativos

Preparar-se para participar de uma Corrida de Aventura é extremamente trabalhoso. Existem inúmeros detalhes que devem ser levados em consideração antes do início de qualquer competição, seja ela de longa duração (mais de 72h) ou não. Preguiça e improviso não combinam com pré-prova, o que, certamente, influenciará o resultado final da equipe.

O corredor de aventura deve ser um estudioso - curioso. Informar-se sobre a região onde se desenvolverá o evento é uma das primeiras providencias a se tomar. O clima, a vegetação, o relevo e a estrutura que o local oferece serão determinantes na construção de uma estratégia concisa. Estas informações indicarão o tipo de roupa a se usar, a quantidade de comida e água provável a se levar - se a região oferecer estrutura para alimentação, você poderá liberar o peso de sua mochila valendo-se dos bares e restaurantes que encontrar nas áreas de transição ou, até mesmo, durante o percurso; se for uma região com muitos rios limpos, pode-se pegar água pelo caminho, etc. Estas decisões devem ser tomadas em conjunto e pensadas antes do evento.

Ter todos os equipamentos obrigatórios exigidos e saber utilizar cada um deles de forma correta também é fator determinante para o sucesso da equipe. A escolha dos equipamentos deve ser cautelosa, de acordo com o que será enfrentando em cada competição. Sempre que possível, vale levar equipamentos extras. Em competições longas, ter equipamentos reservas como, por exemplo, farol de bike, corrente, head lamp, mochila, camel back, etc pode ser o diferencial. Estes equipamentos poderão ser utilizados pela equipe se ocorrer algum imprevisto.

As habilidades técnicas de cada competidor devem ser previamente analisadas e, se alguém apresentar algum tipo de deficiência, esta deverá ser extinta o quanto antes. Existem inúmeros profissionais capacitados para auxiliarem os competidores no preparo para cada evento. Poucas competições exigem certificação, mas isto não quer dizer que não se precise demonstrar as habilidades. Tenha respeito por seus colegas de equipe e prepare-se para cada evento de acordo com o que é necessário.

A logística de transporte e acomodações também deve ser estudada com antecedência. O ideal, quando se chega na região da prova, é descansar músculos e mente para a competição. Durante o evento tenha confiança em si mesmo e nos seus companheiros de equipe. Se tomaram as decisões certas na fase pré-prova, certamente as próximas decisões serão somente entre opções boas ou melhores.

Aproveito este espaço para parabenizar as equipes participantes e a organização do Ecomotion Pró, realizado na Chapada Diamantina, Bahia, na última semana de novembro, pela excelente prova. Os longos meses de preparo renderam bons frutos, demonstrando, mais uma vez, a capacidade e profissionalismo dos organizadores e dos atletas brasileiros.


Coluna publicada em 15/dezembro/03,

Voltar